domingo, 5 de abril de 2009

Whatever Happened, Happened - A Visão Jater

Dentro de uma floresta, é preciso apenas uma fagulha para que um verdadeiro incêndio forme-se em questão de segundos. Foi exatamente isso que aconteceu com a fanbase jater essa semana, após o polêmico episódio "Whatever Happened, Happened", centrado em nossa querida Kate Austen. Um verdadeiro incêndio! Ah, Kate, Kate... Porque você tem que ser tão incendiária?

O episódio finalmente preencheu 3 lacunas em branco na trajetória de Kate até o momento: 1) porque ela concordou voltar à ilha?; 2) onde está Aaron? e; 3) que raios de promessa foi aquela que ela fez pro Sawyer?

Então vamos às respostas:

1) Ela voltou à ilha para salvar Claire. OMG! Voltou pela cunhadinha! Tá, paramos. Remoendo-se de remorso por ter levado Aaron sem ao menos procurar por sua mãe, a verdadeira motivação de Kate era se despreender de uma criança que não era sua e devolvê-la a quem lhe pertencia por direito. Por isso, nada melhor do que voltar à ilha e procurar por Claire. Tá vendo, gente? Ela não voltou pelo Jack, muito menos pelo Sawyer! Ela voltou pela Claire! Tá bom assim?

2) Se Aaron deveria ser entregue a quem lhe era de direito, Kate foi finalmente conversar com Carole, mãe de Claire, e contou toda a verdade sobre o resgate dos losties, incluindo que o bebê que ela criou durante 3 anos era o filho de Claire e que Claire provavelmente ainda está viva na ilha. A cena em que Kate se despede de Aaron, após entregá-lo à avó, foi uma das mais emocionantes já vistas em "Lost". Evi, you rock, girl! E as guavetes gritam em coro: "Emmy! Emmy! Emmy!"

3) Não, Kate não prometeu a Sawyer manter-se pura e casta até o reencontro épico 3 anos depois. Porque se foi isso que ela tinha prometido... Pft, já era! Ela prometeu cuidar de Clementine, a filha rejeitada de Sawyer. E foi aí que a confusão começou... Para entender o contexto de toda a relação Cassidy x Kate (será que já temos um nome para esse ship? Cassite? Katidy?), devemos nos colocar por alguns minutos no lugar da Cassidy.

Ok, imagine você engravidar de um cara por quem foi completamente apaixonada, mas te deu um belo de um golpe e roubou uma grana violenta. Aí você vai até ele, na prisão, apresentar uma foto da criança e ouve da boca do cafajeste que a filha não é dele. Usando as célebres palavras de James Sawyer Ford LaFleur: "Son of a @#$%%!". Anos depois, surge na sua porta uma mulher, que você já conhecia por tê-la ajudado algum tempo atrás, e ela lhe diz que veio em nome do Sawyer para cuidar da Clementine. Qual é a primeira coisa que lhe vem na cabeça: "Então ele traçou essa bitch também! E ainda a manda aqui pra limpar a sujeira que ele fez? Son of a @#$%%!". Durante a conversa, você percebe que a mulher está triste, o que você pensa? "Rá, ele deu o golpe na panaca também!" e ela imediatamente passa a ser sua bff! Clarooo, quem melhor do que uma pessoa que "passou" pela mesma situação que você para entendê-la, certo? Errado! Kate não foi enganada por Sawyer, muito pelo contrário! Ouso dizer que Kate foi a primeira pessoa por quem Sawyer se apaixonou de verdade. Ele nunca a abandonou. Ele pulou do helicóptero para salvar seus amigos. Ele não foi covarde.

A partir daí, nem dá pra considerar o que Cassidy fala, pois é apenas uma transferência de suas próprias frustações em Kate. E quando ela se vê desesperada em relação ao futuro do Aaron, Cassidy solta a pérola do episódio: "Você só ficou com ele para preencher o vazio deixado por Sawyer". Como é que é? Segundos depois ver Sawyer pular do helicóptero, Kate sorriu aliviada por ele estar bem. Horas depois estava declarando "I've always been with you" para o Jack! Meses depois estaria gritando a plenos pulmões "Yes, of course I will!" ao pedido de casamento do mesmo Jack! Que diabos de vazio foi esse que nós não conseguimos sacar? Só porque Cassidy amava o Sawyer e fazia tudo por ele não significa que a Kate seja igual! Cassidy sempre foi deveras submissa ao Sawyer, coisa que não acontecia nem em sonho em se tratando do relacionamento Skate. Sim, a Cassidy acha que a Kate é igual a ela, poor girl. Faz bem o tipo da Kate ser a mulher enganada, deixada pra trás com um filho pra criar, com uma mão na frente e outra trás. Nos poupem! Vamos parar com esse negócio de acreditar no que essa mau amada da Cassidy fala! Ela não é a Kate!

A gente tinhaaaa que postar essa foto! *abana*

Enquanto isso, dentro da ilha, vemos Ben "Harry Potter" Linus sofrendo após ser baleado por Sayid. Como prevíamos, Sawyer não encontrou o livro "Como Estancar Ferimentos para Iniciantes" e foi correndo chamar... Quem? Sim, o novo sexy zelador Dharma, que por coincidência é um cirugião renomado, detalhe mínimo que Mr. LaFleur escondeu em seu teste de habilidades. E o que Jack responde? Um grande e gordo NÃO! Como assim??? Jack, o cara que doava até sangue para salvar os outros, não quer salvar uma pobre criança? OMG! O mundo deve estar acabando!

A versão "live together, die alone" do Doc parece ter recebido um upgrade com o novo plugin Locke-Zeca-Pagodinho "deixa a ilha me levar, ilha leva eu!" e Kate não gosta nada disso! Vai lá saber o que está pegando e acaba ouvindo o que não quer. Jack solta na cara dela "Você não gostava do meu antigo eu". Owwwww, amore... Ainda com essa insegurança boba? Vem cá que a gente te dá um abraço. Abraço coletivo em Jack, guavetes! SQUEEEEEEE!

Se Jack assumiu o lugar que era de Locke, Kate virou Jack. A menina não espera sentada: vai até o posto médico e se oferece para doar sangue para o menino. Kate é doadora universal, assim como Jack... até no sangue eles combinam! Awwwwwwwww! So cute! Enquanto efetua o procedimento, Juliet aproveita para alfinetar (porque agulhar ela já está fazendo) Kate com a pergunta que não quer calar: o que rolou entre Jate fora da ilha? "Nós fomos noivos... se isso conta". Se isso conta, Kate? Vem cá, isso é resposta para Juliet ou para a desconfiança que Jack plantou em sua mente minutos atrás? Para a gente, isso conta e muito! Você foi noiva dele, for God sake! Dá pra confiar na coitada só um pouco?

Então chega a cena temida por todos: Kate e Sawyer trabalhando juntos para salvarem Ben. Gente, a cena foi tão legal! Sawyer diz que está fazendo isso pela Juliet, fala que ele e Kate nunca dariam certo, fala que amadureceu e tem uma coisa boa na ilha (aka Juliet). Me digam: onde dentro disso tudo vocês perceberam algum sinal de que Skate podem voltar? Esse é o início de um closure, povo! Não deu para perceber? Eles estão resolvendo as pendengas que ainda restaram, porque convenhamos: Sawyer poderia até se sentir tentado, mas nada vai fazê-lo abandonar Juliet. Isso é fato!

Por mais que nós apontemos nossa versão da história, concordamos que o objetivo de Darlton no momento é continuar com a ambiguidade nas declarações, principalmente de Kate. Ela é o centro do triângulo e, para manter as duas fanbases ativas, é necessário não ter nenhuma decisão marcada em pedra. Por este motivo, Kate se calou neste episódio. Não confirmou se substituiu Aaron pela falta de Sawyer, nem negou a declaração de Jack sobre seu amor. Assim como aconteceu na 3ª temporada, onde restava a dúvida se Jack tinha pedido para Kate não voltar à Othersville por ele e no final da temporada confirmou que foi para protegê-la, os roteiristas estão deixando a brecha perfeita para Kate responder essas dúvidas mais para frente na história.

Jack e Kate tem muita coisa mal resolvida ainda e nós aplaudimos Jack por declarar seus sentimentos tão alto. Kate precisava ouvir novamente o quanto ela o deixa inseguro e agora a bola está no campo dela. Então, vamos estourar a pipoca, nos sentar bem acomodados, e esperar de camarote a grande lavação de roupa suja, que pode acabar em declaração ou num jex daqueles!

Sabe o que é mais interessante nessa história toda? Kate voltou para procurar Claire. Jack voltou para encontrar sua missão e isso deve ter algo a ver com reencontrar seu pai. Nós já vimos Claire ao lado de Christian Shephard na cabana de Jacob. Isso significa que a missão de Jack e Kate terminará no mesmo lugar, certo? Sério, se isso não for OTP, eu não sei mais o que é. E ainda tem gente que duvida disso. Vai entender...

fotos: Lost Media

6 comentários:

Duca disse...

Ahhhhhhhhhhh...

Que texto perfeito!!!
Que texto MARA!!!

JATE IS FATE... Só é isso que tenho para falar agora...

"Então, vamos estourar a pipoca nos sentar bem acomodados, e esperar de camarote a grande lavação de roupa suja, que pode acabar em declaração ou num jex daqueles!

Só imagino a gente num encontro Jate.. AHHHHHHHHH.. SAUDADES!!!

Lili disse...

Lita... comentário maravilhoso!!! assino embaixo!!! ´só tem uma coisa pra desabafar... SE JACK FAZ O POVO RECLAMA.. SE NAUM FAZ RECLAMA TBM!!! AFFFF.... bjus GUAVETES...

Lita disse...

Esse povo tem que se acalmar! Quero ver ninguém pessimista não! Post tá óóóótemo!

:*

Fabi Lameirinha disse...

Fiquei com medo de assistir este epi depois de tantos coments e no fim foi uma tempestade em copo d'água...
Concordo plenamente sobre as motivações da Cassidy ao vomitar toda aquela baboseira em cima da Kate, tanto que me excedi e escrevi logo 3 posts lá na comu do orkut. Não achei o episódio skater, não achei que deu a entender que a Kate ama o Sóia, e não achei que o Sóia vai trocar muffim por sardenta...alias, acho que Sóia deu um fora tão bem dado na Kate, de forma definitiva.
Amei o post, concordo com tudo e GO JATERS!

Bita disse...

Xaráaaa! Que bom te ver por aqui! Obrigada pelo comentário! *hugsss*

Luana disse...

ADOREI!ADOREI!ADOREI!

(Comentário um-pouco-tarde-demais, eu sei. :P)