terça-feira, 16 de junho de 2009

The Incident - A Visão Jater

Que ótima season finale pra Jack e Kate, huh? O Guava tem orgulho de apresentar um vídeo que resume todas as cenas que eles tiveram nesse episódio:



O vídeo fala muito de como sempre eles têm problemas, desencontros, dificuldades, mas sempre voltam um para o outro. E que apesar de tempos ruins, nem tudo foi só sofrimento na história de Jack e Kate. "I have always been with you" não é só uma frase da Kate pro Jack, mas também do Jack pra Kate, porque apesar de relutar muito (como quando ele se recusa a operar Ben de novo), tudo o que ele faz é sempre por ela ou pra ela.

Isso nos lembrou o filme "Efeito Borboleta", onde Evan (personagem interpretado por Ashton Kutcher) descobre que tem o poder de voltar no tempo e decide alterar o passado, para assim garantir um final feliz para ele e sua amada Kayleigh. Entendeu o paralelo com Jack e Kate? Jack confessou que o grande motivo para apagar o passado é não fazer Kate sofrer novamente. Mesmo que Kate tenha falado que nem tudo foi sofrimento entre eles, Jack ainda acredita que tudo o que eles passaram juntos foi tão insuportável, que nem considera a possibilidade, se eles conseguirem apagar tudo, de Kate ser presa assim que chegar a LA. Para ele, qualquer coisa seria menos sofrimento.

Aí você pergunta: "Mas em Efeito Borboleta, ele não fica com a mocinha no final". Pois é aí que a história se difere. Evan foi egoísta, seu único objetivo era ficar com Kayleigh e nunca deu certo porque esse não era o destino. Em "Lost", Jack abriu mão de tudo, principalmente de Kate, deixando que o próprio destino decida. "If it’s meant to be, it’s meant to be".

Ainda tivemos outra referência explícita ao primeiro encontro deles. "Parece que isso aconteceu mesmo milhões de anos atrás", como disse Jack. Desde aquele momento, os dois selaram uma das mais fortes relações de companheirismo e cumplicidade da série. Vimos a cena que dá origem a história contada pra Kate, tantas vezes mencionada e repetida por ela. Em termos de storyline, a história do 12345 é a que mais permanece presente ao longo dessas cinco temporadas, que mostra perfeitamente a capacidade de Jack e Kate enfrentarem o medo juntos.

É difícil explicar o que sentimos depois dessa season finale. Mas nós temos certeza que todas as jaters do mundo sentiram a mesma coisa: Jate é o endgame do show. Jack nos surpreendeu nesse episódio ao querer explodir uma bomba para recomeçar com Kate. Nunca imaginamos que ele fosse se arriscar tanto. Kate esqueceu sua ambiguidade [coisa que ela não sabe o que é desde a 4ª temporada] e, como sempre, permaneceu ao lado de Jack. E a temporada terminou de um modo que não dá mais pra desfazer tudo o que foi dito e feito na história deles. Ou você quer algo mais OTP do que aquele olhar que eles trocam antes de Jack jogar a bomba? Ou Kate relembrando o primeiro encontro deles? C’mon, Darlton, até Sawyer sabe que...

JATE IS (and will always be) FATE.

Obs: Pedimos desculpas pela demora desse post, mas sabe como é, né? A vida real às vezes é mais importante. :)

Créditos do vídeo:
Edição: Zita
Roteiro: Zita e Lita
Trilha Sonora: "Labor of Love" da trilha sonora de "Star Trek", feita pelo mestre Michael Giacchino.

1 comentários:

ana paula disse...

Adorei o texto meninas. Estava precisando ler coisas assim! Realmente a gente tem esquecido todos esses sinais de que Jate IS Fate, não importam quantos obstáculos eles tenham que enfrentar! Muito obrigada pela lembrança desses detalhes!

Quanto ao video, o quê dizer?! Perfeito!!! Digo mais, vcs deveriam mandar pro Darkufo pros Fan Fiction! Garanto que vai receber milhares de '5 stars' votos e comentários!

Pensem nisso! E PARABÉNS!!!