quinta-feira, 24 de abril de 2008

As 100 Melhores Séries de Todos os Tempos


“Jaters de nossos “Guava heart”!!!

É com imensa satisfação, orgulho e extrema felicidade, que o GUAVA GUARDEN apresenta o artigo que segue abaixo, produzido pela nossa ilustre colaboradora, a queridíssima, Stella (ou, Stellita)!!!

Amiga querida desde os áureos tempos de chat, acompanhou o projeto inicial de criação do Guava e, de alguma forma, está presente nesse nosso cantinho de uma maneira muito especial. Com toda certeza, uma das sementes foi posta à terra por ela!!

Assim, é com absoluta felicidade, do fundo de “il Guava cuore”, que postamos o belo artigo produzido por esta grande amiga!!

Stellita, “jate kisses” para você, e saiba que nós te adoramos!!!



As 100 melhores séries de todos os tempos

A Revista Monet (da TV a Cabo Net), em sua edição de abril de 2008, divulgou as 100 melhores séries de todos os tempos, na opinião de uma série de jornalistas e outros especialistas.

Não por menos, a nossa querida série LOST ficou entre as primeiras colocadas do ranking. Vendo esta reportagem, não pude deixar de pensar quais são os ingredientes que fazem desta receita uma das maiores séries de todos os tempos, sucesso de crítica e público.

Assim como o ranking, pensei em uma lista de 5 melhores atributos, que deixam ainda mais apetitoso este grande prato principal.


5º lugar – Expectativa e Ansiedade:


Nunca uma série gerou tantas expectativas no público de uma forma geral. Quem não se lembra das propagandas veiculadas, tanto pelo canal Sony quanto pelo canal AXN, mostrando flashes do episódio piloto da série. Lembrando que estas propagandas começaram a ser veiculadas uns 2 meses antes da exibição integral do episódio.

Quem tinha TV a cabo, não conseguia deixar de comentar. "Você viu aquela série do acidente do avião? Você viu que eles ficam presos numa ilha? Você viu...?". Nunca a ansiedade foi tão grande a espera de uma série. Mérito da campanha de marketing estrategicamente planejada pelos canais.

Essa coisa de ficar preso em algum lugar e não ter como escapar é algo fascinante. Se vocês são fãs de Agatha Christie como eu, com certeza irão se lembrar do livro clássico “O Caso dos 10 Negrinhos”. Um a um dos habitantes da ilha sendo eliminados e não tendo para onde escapar. Fica a recomendação de leitura, um livro de suspense puro, no qual você estará lendo sozinha no quarto e olhando para os lados, com receio de que tenha alguém ao seu lado.

Esta expectativa e ansiedade da espera pelo primeiro episódio, foi uma das coisas mais sensacionais que vi entre os amigos que acompanhavam séries, via TV a cabo.


4º lugar – Aspecto Psicológico da Série:

Como a série conseguiu concentrar, não só o interesse no que acontecia dentro da ilha, como também no que acontecia no passado (fora da ilha) e agora no futuro (também fora da ilha).

À princípio somos apresentados a uma série de desconhecidos ao qual não sabemos sua procedência. É assim na vida também, não é mesmo? Quem diria que a Kate, com aquele rosto tão angelical, na verdade seria uma fugitiva da polícia.

Quem diria que Mr. Eko, apresentado como sendo um padre, na verdade era um traficante... Nunca uma série nos surpreendeu tanto.

Demonstrar o passado dos personagens, na verdade, nos monstrou como era o caráter de cada um e como os mesmos chegaram até aquele momento na ilha. Com certeza, será isso que definirá muito da história até o final. Quem eles eram realmente são e quais mudanças sofrerão, no decorrer da série.


3º lugar – Os Mistérios:

E haja mistérios nesta série. Com certeza, muitas de nós já fizemos as mesmas perguntas:
O que é a Dharma? Por que o avião caiu? Qual o sentido dos números e porque os mesmos precisam estar naquela ordem, para ter sentido?

Nunca nos questionamos tanto. E nunca foi tão bom nos questionarmos.

Mérito dos roteiristas da série, que além de jogarem os mistérios durante os episódios, também estão conseguindo manter o interesse do público, mesmo quando a série estava de férias, como por exemplo nas dicas do Lost Experience (um jogo de realidade alternativa) ou nos Mobisódios.


2º lugar – As teorias:

Ah, as teorias!

Tão bom quanto assistir a série, é assistir a série e no final dela ir direto para a internet, em grupos de discussão (seja no Orkut ou em algum blog sobre a série) e trocar idéias sobre o que realmente aconteceu no último episódio assistido.

Será que Desmond realmente está viajando no tempo? Quais outras teorias científicas envolvem todo o conteúdo da série?

O interesse é tão grande, que até a Revista Galileu (exclusiva da área científica) chegou a montar uma matéria (com a capa de nosso querido casal Jate) com explicações científicas de tudo o que acontece por lá. Se é possível ou não.

Nunca se viu tamanho fenômeno no mundo inteiro.


1º lugar – Jate:

Pensaram que eu tinha esquecido, não é mesmo? Deixei o melhor para o final... (hihihi!)

Além de todos os ingredientes acima, ainda conseguiram criar um casal tão amado que nem Jack e Kate.

Além disso, criaram todos os diversos triângulos amorosos (Jack – Kate – Sawyer OU Jack – Kate - Juliete) para nos deixar ainda mais ansiosas, esperando por cada momento Jate, em cada episodio, que aguardamos ansiosas para fazermos o download a cada quinta-feira a noite.

Como que os dois atores conseguiram passar tanto cumplicidade e magnetismo como o Matt e a Evie?

Geraram uma febre em comunidades de internet (ao qual nós também fazemos parte, risos) e fazem com que nós (Jates de carteirinhas) esperemos o tão aguardado final feliz, que aliás, deveria acontecer bem rápido (de preferência nos próximos episódios) e durar várias temporadas.

Só posso realmente dizer...



JATE IS FATE!



Fontes:
- Monet, número 61 edição abril de 2008;
- Galileu edição 200
– Março de 2008;
- Site Lost-media;
- Google imagens.


Texto por Stella

7 comentários:

Maria Stella e Stefano disse...

Queridíssimas, estou imensamente feliz em colaborar com este belo jardim, tão cheio de amor e amizade!!!
Muito obrigada pelo carinho de sempre!!
Também ADORO VOCÊS!!!!!!

Anônimo disse...

Deixo aqui o meu registro formal de agradecimentos a Mrs. Weasley, pela formatação do post, ela sempre me ajuda!! Thanks!! ;)

E, Stellita, mais uma vez, obrigada pela participação (de muita qualidade, aliás) e muito obrigada pela amizade que dispensa por este grupo!!

De verdade, adoro muito você!!

Suuuuper kisses...

Duca disse...

E, Stelita, mais uma vez, obrigada pela participação (de muita qualidade, aliás) e muito obrigada pela amizade que dispensa por este grupo!!
[2]

Stellita...

Muito bom o texto!!!
Adorei!!! Fez observações muito legais, e interessantes, coisas que eu não me ligaria!!!
E sempre usando fotos jates.. \o/ pq será??? /roll

OBRIGADA FLOR!!!
Adoro muitcho você!!!

ana paula disse...

Stella, amiga jate do coração, mais uma vez você mostra o quanto é sensível, observadora e perceptiva. Será que por isso escolheu ser enfermeira??? hehehe

Adorei o texto e como assino a net, eu recebo a Monet e delirei quando li essa reportagem. Lost aparece em 2º lugar entre as 100! Quer melhor reconhecimento do que esse? Entre as 100 melhores do mundo!

E Jack e Kate contribuíram muito para esse ranking de Lost, com toda certeza! Nós, jaters de carteirinha, como vc mto bem disse, com certeza contribuímos muito hehehe!

Queria dizer que adoro esse blog e as Guavetes moram no meu coração! Minha vida não é mais a mesma depois que passei a participar dos nossos chats e das comus! Vocês estão no meu core, com toda a certeza desse mundo! AMO VOCÊS AMIGAS MINHAS QUERIDAS DO MEU CORAÇÃO!

JATE IS FATE! Agora mais forte do que nunca!!!

Bjocas espetaculares!!!

Karen Jobim _ Escritora e seriadora!!! disse...

Stella....

adorei o post! E concordo com tudo...parabens pela iniciativa.

Ver nossa serie deslanchar entre as 100 melhores e d+!

Ele, sempre ele Foxy encabecando tudo...

Alem dos misterios e do aspecto psicologico das personagens, a serie ainda mostra um relacionamento especialissimo!

Jate is Fate!

Espero que tenhamos mais posts assim :)

Adoro vcs, Guavetes!

Lita disse...

AAAEEEEEEEEEEEEEEE!!!
Stella, P-A-R-A-B-É-N-S!
Post muito interessante, você colocou suas idéias perfeitamente! Fiquei muito feliz com esse 2°lugar! E Jate foi sim uma das contribuições! Falar em contribuição, obrigada por ter dedicado um pouco do seu tempo pra fazer esse post! Espero ter você mais vezes aqui no nosso cantinho ^__^

JIF! Beijão!

ana paula disse...

Amigas, e aé?! E os comentários JATE do 4x09? estamos sentindo falta dos comentários brilhantes de vocês! Principalmente comentando sobre as cenas liiindas dos nossos dois amados protagonistas!
Sem cobranças mas... hehehe ... estamos esperando...hehehehe... com pressa .... hehehe .... queremos ler tudo que vocês acharam!!!

Bjocas espetaculares!!!